Sede da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) na cidade de Porto Alegre (RS). Foto: Divulgação.
A sede da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA) na cidade de Porto Alegre (RS), atingida pelas enchentes de maio do ano passado, foi reinaugurada no domingo (19). O culto de reabertura foi realizado às 14h e contou com as presenças do pastor Lourival de Almeida e da cantora Débora Miranda.
Localizado na avenida Júlio de Castilhos, 435, no centro da capital gaúcha, o prédio está nas imediações do rio Guaíba, região severamente afetada pelas enchentes. Boa parte da reforma, que começou em 2023 e foi interrompida pelas chuvas, precisou ser reiniciada praticamente do zero em razão dos danos provocados pela água.
As obras necessárias à reabertura da igreja, que terá capacidade para 1500 lugares, demandaram o trabalho de mais de 150 pessoas ao longo de dois anos. Estão dentre as intervenções realizadas: reforço da cobertura, troca de pisos e de cerâmicas, embelezamento da fachada com a colocação de vidros, pintura das paredes e adaptação da parte elétrica.
A atualização da estrutura contou ainda com uma atenção especial ao tratamento acústico. A equipe de engenharia instalou quatro camadas de forro e material sintético nas paredes para evitar ecos e impedir o vazamento do som para o exterior do recinto. O procedimento contribui para o conforto dos fiéis e qualidade das apresentações realizadas no local.
“As enchentes que afligiram Porto Alegre e o Rio Grande do Sul representaram momentos de extrema dificuldade para todos, incluindo a IPDA. Ao mesmo tempo foi um período de união cujo foco foi ajudar as pessoas mais necessitadas. Estamos certos de que saímos fortalecidos após esse episódio. A reabertura da igreja simboliza esse novo momento, só alcançado pelas graças de Deus. Por isso convidamos a todos a conhecer a nossa nova sede”, afirma David Miranda Neto, líder do Ministério Regenere da IPDA. O culto de reinauguração da sede gaúcha terá transmissão ao vivo nos canais oficiais da igreja e nas redes de emissoras de rádio.
A tragédia que assolou o estado do Rio Grande do Sul em maio deixou 183 mortos e 806 feridos, de acordo com a Defesa Civil do estado. Cerca de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas de alguma forma pela catástrofe. Em Porto Alegre, especificamente, as enchentes atingiram 46 bairros da cidade e afetaram mais de 40 mil edificações.
Apesar de ter a sede alagada, a Deus é Amor mobilizou todas as suas igrejas do país para ajudar a população atingida. Foram arrecadadas água mineral, alimentos, roupas, cobertores e artigos de limpeza e higiene. Outra unidade da IPDA em Porto Alegre, no bairro São José, serviu como abrigo para 40 pessoas no período mais crítico das chuvas.
A sede cearense da IPDA, em Fortaleza, será reinaugurada no dia 15 de fevereiro. No Distrito Federal a reinauguração da unidade de Taguatinga Norte deverá ocorrer no primeiro semestre (data a confirmar).
Com informações da asessoria de imprensa IPDA