>

Música
O que aconteceu com a Banda Khorus? [Dossiê Mix Gospel]
Facebook
Twitter
WhatsApp
Banda Khorus

Você está no Dossiê Mix Gospel. Nossa categoria de pesquisa histórica. Seja muito bem-vindo!

Com mais de 23 anos de jornada na música gospel, a Banda Khorus permanece na cena e se prepara para lançar um novo projeto pela Unirecords/Criative. O grupo passou por algumas formações e isso pode ter deixado alguns fãs confusos. Quem são os membros da atual formação? O que é o Khorus atualmente? Em entrevista exclusiva para o Portal Mix Gospel, o atual produtor, Philipe Daniel contou tudo sobre a história e como a banda resistiu durante tanto tempo.Você está no Dossiê Mix Gospel. Nossa categoria de pesquisa histórica. Seja muito bem-vindo!

 

O começo de tudo
Para entender bem, vamos começar do início? O Khorus nasceu em 2000, idealizado por Toninho Rondow com a proposta de ser a primeira boyband da música gospel nacional. Vale ressaltar que o cenário já tinha propostas femininas como o Voices, mas faltava um grupo formado por homens. Foi nesse contexto que nasceram os dois primeiros projetos da banda, “Igual Não Há” e o clássico “A Voz do Brasil”, projetos com sonoridade mais pop.

 

“Meu Deus, meu Deus”
A primeira formação era composta por Toninho Rondow, Celinho Bastos, Luciano Carvalho e Thiago Paes Leme. Na época eles estavam gravando o álbum “Fotografia”, a primeira iniciativa musical do projeto. Esse quarteto permaneceu até que Luciano deixou o grupo, dando lugar a Paulinho Valim. Após a gravação do álbum “Igual Não Há”, Thiago também saiu do projeto e G.Hoffmam entrou, formando o quarteto mais conhecido até hoje.

Este grupo durou de 2001 até 2005. Dessa formação ficaram Toninho e Celinho, se juntando à Marcos Zago (teclado) e Rodolfo Simor (guitarra), mas dessa vez com uma sonoridade mais pop/rock e new metal. Nesse contexto saiu o álbum “Notícia” (2005).

 

A era rock
Depois dessa formação, em 2006, a banda entrou para a era rock. Neste período temos Toninho e Eliah Oliver nos vocais, Thiago Vieira (bateria) e Juninho Guitarra (guitarra e produção musical). Esse período foi marcado pelos álbuns “Mãos Vazias” e o DVD "Perfeição”. É nesse projeto que foi lançada a canção “Sonho”.

E em 2009, Toninho assume sozinho os vocais, pela primeira vez. Tiago Leal (guitarra) e Heryckson (bateria) se unem na formação que lançou os álbuns “Made In Heaven” (2009) e “10 Anos em Recife” (2011), sendo a fase mais rock da banda.

 

Retorno de componentes e disco de versões
Em 2014, com Eliah Oliver de volta, o Khorus gravou um projeto só com versões de músicas internacionais de louvor e adoração, em parceria com a Sony Music. Já em 2015, o grupo tem de volta o vocalista Celinho Bastos e os lançamentos do álbum “Festa da Graça” (2018) além do single “Ego” (2019).

 

A saída do fundador
Segundo o produtor Philipe, 2019 foi um ano que marcou a história do Khorus. “Toninho Rondow, focado em outros projetos pessoais, entendeu que o projeto Khorus precisava seguir sem ele”, pontua. Foi neste ano que o fundador do grupo transferiu os direitos da banda e toda a administração para o Heryckson, que convidou OCabral para assumir os vocais. Logo depois entrou Felype de Castro assumindo as guitarras.

“Esse foi um momento muito delicado para a banda, porque pela primeira vez, apesar de todas as transições da banda, o idealizador e fundador da banda não estaria presente. Além dessa fragilidade de reconstrução de imagem com a nova formação sem o Toninho, tivemos, em 2020, a Pandemia, que nos deixou muito off. Mas, Deus sempre foi o sustentador do Khorus. E apesar de todas as incertezas que estávamos passando, tínhamos no coração a convicção de não parar”, coloca o produtor.

 

De volta a Unirecords/Criative
E foi neste período tão conturbado que o Khorus recebeu o convite para voltarem para gravadora e produtora de eventos Unirecords/Criative. O convite se deu em 2021 e no ano seguinte lançaram o projeto audiovisual de 20 anos, o Khorus EletroAcústico.

 

Um novo vocalista
No início de 2023, o então vocalista OCabral procurou a banda para conversar e comunicou o desejo de partir para outros projetos, pois a administração dos projetos com o Khorus ficaria inviável. “Foi então que fizemos o convite ao Michael Castro, e assim chegamos na formação Khorus 2023, que esperamos que seja a derradeira”, comenta Philipe.

 

23 anos, uma só missão
Para finalizar, Philipe explica que a missão da banda continua a mesma desde quando foi fundada em 2000. “Conduzir pessoas a Jesus Cristo e exaltar o Seu nome através das nossas canções. Estamos há 23 anos seguindo firme nessa missão. Passamos por diversas transições de formação, sonoridade, mudança no cenário musical (nós nascemos na época dos CDs e hoje estamos no mercado da música digital) e a nossa missão sempre permaneceu e permanecerá a mesma”, finaliza.

 

DOSSIÊ MIX GOSPEL

O Dossiê Mix Gospel é uma categoria do nosso portal com foco em pesquisas mais aprofundadas sobre a história da música cristã. Escrita pelo editor-chefe Karlos Aires, nosso objetivo, além de levar a boa informação, é trazer um conteúdo mais completo de forma acessível para todos os públicos. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco pelo Instagram.

Últimas Notícias

Devocional Musical - Família, Projeto de Deus (Rejani Avancini)
Kailane Frauches grava ao vivo o DVD “Remanescentes”, primeiro pela Todah Music
Nova edição do livro "Acabei de ver Jesus" estende legado de 40 anos do ministério